quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Herneu de Nadal e Luiz Enrique da Silveira recebem homenagem em Palmitos
PALMITOS - A noite desta segunda-feira, dia 22, ficará para sempre registrada na história da política palmitense, o gesto praticado pela Câmara de Vereadores de conceder tamanha comenda como forma de reconhecimento público, das inúmeras ações administrativas implantadas no município pelo ex- governador e atual senador eleito, Luiz Henrique da Silveira, com destaques especiais a implantação da 29ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, campi da Udesc, através do curso de Enfermagem, com ênfase a saúde pública, duas iniciativas que colocaram o município definitivamente no mapa do desenvolvimento, que aliado a construção da ligação asfáltica, também executada em seu governo, numa extenção de 15 km, desde a cidade ao balneário de Ilha Redonda, trouxe um novo alento a população, tornando uma cidade universitária e apta a explorar ainda mais o setor turístico, focado principalmente no potencial de suas águas termais em Ilha Redonda, as margens do rio Uruguai.
Herneus João de Nadal, deputado estadual eleito por cinco legislaturas consecutivas, a última, sendo o mais votado para a Assembleia Legislativa, e atualmente Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado –TCE, notabilizou-se durante os 20 anos de parlamento como um defensor incontestável dos interesses do município, e da região Oeste como um todo. Ao lado da esposa Laine, por meio de uma casa de apoio em Florianópolis, serviu, e continua servindo a milhares de pessoas que em outras épocas eram desamparadas e entregues a própria sorte, quando partiam da região para a Capital em busca de atendimentos médicos. E com um detalhe importante do casal Laine/Herneus - características encontradas apenas em pessoas predestinadas, que vieram ao mundo para servir aos outros e não para serem servidas.
Antecedendo as solenidades oficiais, em entrevista concedida a reportagem do Expresso d’Oeste, mesmo afastado (temporariamente) da política partidária, Herneus avalia a concessão do titulo dado pela Câmara de Vereadores. “O município de Palmitos desde o seu início tem algumas marcas que jamais vão se apagar, que é a disposição, o espírito empreendedor, é a vontade determinada de superar dificuldades, de superar grandes provações que se apresentaram desde os seus pioneiros, desde a colonização, até os dias de hoje.
E o município tem nessas marcas algumas conquistas, uma delas é que nós conseguimos aqui criar a primeira Cooperativa do Estado de Santa Catarina, a Cooper A1. Além disso, nós somos um dos municípios que ostenta com justiça o título de Capital da Produção. Somos um município que além desse desenvolvimento, da qualidade de vida, graças ao trabalho e ao esforço de obras importantes que aqui chegaram, é o retorno do produto do trabalho da nossa gente transformada em impostos, que vem de volta para o nosso município. Nós temos ainda alguma coisa mais importante que é a qualidade do caráter de nossa gente, que tem princípios, e sua esmagadora maioria, o povo palmitense consegue sempre discernir com muita precisão aquilo que é o melhor, o mais adequado em favor da coletividade. Eu tenho uma admiração e um respeito muito grande e esses laços com certeza não são para alguns anos, e sim para toda a vida são laços de amizade, de respeito. Sempre recebi muito mais do que mereço da gente palmitense – carinho, amizade, solidariedade e em todos os momentos, desde os mais difíceis sempre recebi esse apoio aberto. Agora mesmo com as dificuldades de saúde que passo em minha família, sempre comigo nas orações, o incentivo, a palavra de apoio de todos e isso eu sou muito grato. Aqui é o meu lugar, aqui é a minha gente, aqui é a minha região, aqui é o meu povo onde eu me sinto bem, me sinto em casa, me realizo em estar presente e falar com as pessoas”, destaca Herneus visivelmente procurando conter a emoção.
Mesmo que por força do cargo que exerce não possa emitir opiniões de cunho político, nossa reportagem solicitou sua opinião de quais os caminhos que devem ser tomados para reverter uma decisão já tomada “de cima para baixo”, de transferir o curso de Enfermagem de Palmitos para Chapecó: “Acredito que a nossa comunidade deve se mobilizar da mesma forma que fez quando a universidade veio aqui para Palmitos e que todas aquelas pessoas que assumiram o compromisso para que essa realidade possa aqui estar presente para que nós possamos impedir que se retire conquistas que são um direito de nossa população.
E acredito que mais do que isso, mais da mobilização da comunidade que por si só é a expressão e a forma do desejo da nossa região e do nosso município. Precisamos acionar as autoridades para que se tornem providencias até por que é, ao meu juízo, não se pode retirar a universidade aqui da cidade. Foram feitos investimentos com dinheiro público e, se fizeram aqui compromissos públicos também diante de toda a população e nós tivemos todas as condições que nós tocaríamos e o município e a cidade, a região cumpriu com seus compromissos.
Agora nós permitirmos a retirada de enfermagem e deixá-la ir para um outro centro, onde já temos dois ou três cursos de enfermagem, com certeza vamos fazer com que as pessoas saiam de Palmitos para ir para aquele centro e isso esvazia o nosso município. Quero dizer que na condição de cidadão deste município, também me somo aos esforços de nossa gente para que nós possamos manter a universidade aqui e que façamos isso de uma forma elevada sem que se fulanize e que se busquem responsáveis, culpados e nem que se atribua culpas objetivando ganhos de qualquer natureza. Por isso em Palmitos, que eu acredito que a soma de todos nós vai nos permitir garantir a nossa universidade. Nós não podemos prescindir e nós temos que participar ativamente para saber quais são as razões e quais são os motivos que se esvazie um dos marcos importante em nosso município conquistado às duras penas pela nossa população”, sinaliza Herneus.
Mesmo diante do atraso involuntário do ex-Governador Luiz Henrique, que estivera pela manhã e parte da tarde, acompanhado do Governador eleito Raimundo Colombo, de seu vice Eduardo Pinho Moreira, do prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, no Rio de Janeiro, tratando com o mega empresário Eike Batista sobre a implantação do Instituto Naval para Santa Catarina, um dos diversos projetos ora em estudos pela diretoria do Grupo EBX, que substituirá o estaleiro da OSX, no município litorâneo de Biguaçu, na sua chegada, como sempre atencioso e afável com a imprensa, falou a nossa reportagem sobre a importância da Comenda a ser recebida pela população palmitense. “A retribuição dos palmitenses concedendo-me tamanha honraria é o meu grande capital, o meu grande patrimônio, a minha riqueza. O que diferencia o homem público do homem ligado ao setor privado é que o nosso lucro é esse, um título que aumenta meu capital político e, desde já, agradeço antecipadamente a Câmara de Vereadores e ao povo palmitense por essa regalia. Quero dizer que com este gesto aumenta minha responsabilidade com esse município, a minha garra, a minha vontade de trabalhar ainda mais agora no senado pela grandeza e o desenvolvimento de Palmitos”, salientou LHS.
Expresso d’Oeste - A implantação da 29ª SDR, o asfalto até Ilha Redonda e a Udesc foram marcos decisivos para uma retomada do desenvolvimento do município, mas por outro lado, “forças ocultas” conspiram para transferir o curso de Enfermagem para Chapecó. É possível reverter a situação?
Luiz Henrique – “A construção do asfalto propiciará que surja novos investimentos na área do turismo. Temos um potencial imenso de águas termais ao longo do rio Uruguai, e a região de Sede Oldemburg e Ilha Redonda são locais convidativos para receber investimentos voltados ao setor. Quanto a informação que recebo sobre a Udesc, voltando a Florianópolis vou pedir um contato com o Reitor ressaltando de sua importância e que este curso se consolide dentro da filosofia da descentralização. O fundamental é a descentralização e esse curso foi implantado justamente aqui dentro do espírito da descentralização administrativa”, completou o ex Governador.
galeria de imagens
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Imagens de animais
JAVALÍ
O javali apresenta uma dieta omnívora, constituída por frutos secos e carnudos, tubérculos, raizes, cereais, invertebrados, pequenos mamíferos e ovos.
ELEFANTE
A alimentação do elefante adulto é composta por aproximada- mente 250 a 320 quilos de folhas, frutos e raízes. Essa quantidade de alimentos corresponde a mais ou menos um quilômetro quadrado de vegetação raia. Além disso, precisam beber 110 a 190 litros de água por dia, sem falar na água do banho.
É por isso que, para não dizimar a vegetação de um lugar, os elefantes estão sempre viajando.
Publicado em ALIMENTAÇÃO
•setembro 24, 2007 • Deixe um comentário
PAPAGAIO
O papagaio é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana. A família Psittacidae inclui também as araras, piriquitos e maracanãs, jandaias, piriquitões e apuins.
Papagaio (fêmea nasc. 2006), AvaréPapagaio (macho nasc. 2006), Avaré
CAVALO MARINHO
Um peixe para lá de exótico

Sua capacidade natatória é bastante limitada por isso vive em águas calmas e abrigadas, como estuários, onde existem algas e plantas marinhas. Neste ambiente, o cavalo marinho pode se enrolar mantendo-se imóvel.
Podem ser colocados em pequenos aquários com corais ou objetos que eles possam se prender. Bons companheiros para o cavalo marinho são peixes pequenos e lentos.
O cavalo marinho se alimenta de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton que são sugados através do seu focinho tubular. No aquário ele se alimente de artêmia salina e dáfnias. Alimentos que não se movimentam não serão comidos já que ele não tem costume de ir buscar alimento. Ele come o que estiver passando por ele.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
2°Festicar em Palmitos
Foi realizado com grande sucesso a 2° Festicar, o maior encontro de som automotivos e rebaixados da região. O evento ocorreu no Centro de eventos de Palmitos, com a participação de um grande público, a festa teve inicio no domingo pela manhã e transcorreu até as 23h, com competições de sons automotivos, e a animação ficou por conta de DJ´s, animando a festa da 2º Festicar.
Danos e feridos na virada do tempo
A forte ventania da tarde dessa terça - feira derrubou o teto de uma escola de Taquara, no Vale do Paranhana. Por volta das 13h30min, as rajadas atingiram a Escola Municípal de Ensino Fundamental Dr. Alípio Sperb e oito crianças fisicamente feridas.
De acordo com o soldado do Corpo de Bombeiros Jacob Gallas, elas foram encaminhadas ao Hospital Bom Jesus. A maioria sofreu apenas escoriações e foi liberada em seguida. Uma menino e uma menina, atingidos na cabeça, tiveram que passar por exames e ficaram algumas horas em observação.
A forte ventania casou estragos em vários municípios dos vales do Sinos e do Paranhana. Cidades como Igrejinha e Parobé foram fortemente atingidas por volta das 13h. Uma hora depois, as rajadas de vento chegaram ao Vale dos Sinos, deixando sem energia elétrica moradores de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Nas cidades da região aconteçeram quedas de árvores e muros e destelhamento de casas.
Taquara teve ainda menos 13 registros de queda de árvores e fios de energia elétrica. Os bairros mais atingidos foram Santa Maria. Santa Rosa. Uma casa no Morro da Cruz foi isolado em função do risco de desabamento. De acordo como os bombeiros, os ventos também arrancaram telhas em um dos prédios das Faculdades Integradas de Taquara(Fccat).
De acordo com o soldado do Corpo de Bombeiros Jacob Gallas, elas foram encaminhadas ao Hospital Bom Jesus. A maioria sofreu apenas escoriações e foi liberada em seguida. Uma menino e uma menina, atingidos na cabeça, tiveram que passar por exames e ficaram algumas horas em observação.
A forte ventania casou estragos em vários municípios dos vales do Sinos e do Paranhana. Cidades como Igrejinha e Parobé foram fortemente atingidas por volta das 13h. Uma hora depois, as rajadas de vento chegaram ao Vale dos Sinos, deixando sem energia elétrica moradores de Novo Hamburgo e São Leopoldo. Nas cidades da região aconteçeram quedas de árvores e muros e destelhamento de casas.
Taquara teve ainda menos 13 registros de queda de árvores e fios de energia elétrica. Os bairros mais atingidos foram Santa Maria. Santa Rosa. Uma casa no Morro da Cruz foi isolado em função do risco de desabamento. De acordo como os bombeiros, os ventos também arrancaram telhas em um dos prédios das Faculdades Integradas de Taquara(Fccat).
Assinar:
Comentários (Atom)